domingo, 6 de setembro de 2009

os amigos são para as ocasiões

Segundo o Expresso de ontem (1º caderno, pág. 37, canto inferior direito, «Juízes amigos»), a procuradora Cândida Almeida participou na campanha de Soares em 2006. Pode ler-se aí:
E, continuando nesta promiscuidade entre políticos e magistrados, ainda estamos para saber por que razão deram o 'caso Freeport' a uma pessoa - a dramaturga Cândida Almeida - com ligações ao PS (campanha de Soares em 2006)
. A "dramaturga" deve ser gralha.

Não sabia que Cândida Almeida, além de procuradora chefe do DCIAP, tinha proximidade política com o PS a ponto de participar na campanha eleitoral de Soares.

Pensava - oh santa ingenuidade! - que os magistrados no activo não podiam ter actividades político-partidárias e também - agora santíssima ingenuidade! - que nesta circunstância ela própria recusaria um caso como o Freeport.

É uma vergonha para a justiça - e torna fundadas todas as suspeitas - que, além de Lopes da Mota (também participante em campanhas socialistas), também Cândida Almeida esteja na mesma situação.

É verdade que quase já não há cargos públicos que não sejam ocupados por socialistas (oficialmente militantes, não oficialmente militantes, simpatizantes, etc.). Mas desta maneira se compreende a parcialidade com que tanta gente no aparelho judiciário se movimenta para evitar que sejam beliscados Sócrates e, agora também, Pedro Silva Pereira.

Estes truques poderão ser eficientes e conseguir a "absolvição" oficial de Sócrates e do seu governo da acusação de suborno no caso Freeport.

Mas não conseguirão convencer ninguém que tenha dois dedos de testa.

4 comentários:

  1. O presidente da CGD é militante PSD. A RTP ainda hoje tem o administrador nomeado por Durão e conotado com o PSD. Com a mudança para este governo houve alterações nas televisões públicas (sobretudo na :2) mas foram alterações de muito menor dimensão que o histórico anterior onde as trocas entre jornalistas de prateleira e jornalistas no activo eram praticamente simétricas.

    Noutro aspecto a politização do sistema de justiça tem longos anos. Um dos sintomas agora bem visíveis era a administração judicial das falências (fraudulentas) que alimentavam muitos corruptos e vários partidos - mais um motivo porque defendo vários procuradores da república eleitos directamente.

    Agora que essa relação Cândida Almeida/Lopes da Mota/PS tem muito mau aspecto lá isso tem.

    ResponderEliminar
  2. O estimado commonsense tantas vezes refere que a "memória é curta"...parace que também anda esquecido! O que é mais triste, afinal, é que não saímos do mesmo registo...

    ResponderEliminar
  3. Pois é, meu amigo, nem com uma candeia acesa se encontra quem não esteja "comprometido" - para não utilizar outro termo, com o cenário actual.
    Vergonha, honra? Isso já não se usa, meu caro, e quem ainda preserva esses valores, tem de se esconder... com "vergonha"!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Anónimo e Meg: não seja tão pessimistas. É preciso ter fé e esperança para que não tenhamos de ficar dependentes da caridade.

    Don't worry, be happy.

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.