segunda-feira, 5 de outubro de 2009

o 5 de outubro

Comemora-se hoje  mais um 5 de Outubro, mais um aniversário da implantação da República.
Durante o Estado Novo, esta efeméride servia de pretexto para as manifestações possíveis da oposição (o reviralho, como lhe chamava a situação).
Hoje, salvo a ternura que lhe dedica a comunidade maçónica, quase ninguém lhe dá importância nenhuma.
A relativa irrelevância da data vem da relativa inutilidade e ineficácia do facto. Mudou o regime de monarquia para república, a família real exilou-se mas, salvo as ininteligentes manifestações de anticlericalismo e algumas violências carbonárias, o sistema político da República foi mais ou menos igual ao da monarquia: um regime parlamentar com governos fracos e caducos, instabilidade política e crise financeira endémica. A República acabou por morrer às mãos da sua própria inépcia e incipiência, e sob o cutelo final do Estado Novo.
O 5 de Outubro, hoje, é mais um feriado em que os lisboetas saem da cidade e ninguém (quase) se dá ao incómodo de concentrar na Praça do Município.
Podia bem servir para que os políticos, os partidos e os titulares dos cargos públicos meditassem sobre a perda de respeitabilidade e de credibilidade das instituições democráticas na generalidade da população, hoje.

4 comentários:

  1. Tem toda a razão: a República foi “implantada”, não foi semeada e colhida depois de madura.

    Foi obra tanto de republicanos, como de monárquicos, todos políticos que lutavam pela supremacia dos seus partidos, sob a égide da Maçonaria. (Basta ver como este ano as “comemorações” da República tiveram o seu ponto mais alto no lançamento do livro “A Maçonaria e a Implantação da República” pela Fundação Mário Soares).
    Quanto ao “regime” nada verdadeiramente mudou em Portugal, salvo no hiato do Estado Novo, em que os partidos foram proibidos.

    Razão teve Filipe o Belo, que morreu assassinado, com toda a sua descendência, quando pretendeu (no século XIV) extinguir os Templários – origem dos actuais ideais maçónicos – que, de geração em geração foram continuando subrepticiamente a sua obra, tendo aproveitado a “bendita” Revolução Francesa (também obra sua) para ressurgirem à luz do dia.

    O regime do avental que, para mal dos povos, se estende hoje a toda a Europa, no que agora se chama União Europeia, continua a sua obra que se pretende “globalizar” para se tornar Universal, cumprindo o seu objectivo primordial.
    Basta atentar ao preâmbulo da Constituição Europeia (agora mascarada de “Tratado de Lisboa”) que pretende colocar a origem da Civilização Europeia, precisamente na Revolução Francesa, ignorando propositadamente as raízes Greco-Romanas e Judaico-Cristãs! Esse mesmo “Tratado de Lisboa” agora aprovado, não pelos povos europeus (com raras excepções), mas por Oligarquias constituídas por Partidos Políticos e seus Chefes.

    A Democracia foi um regime inventado pela antiga Grécia, e continuado pela Roma da República. Daí a confusão entre República e Democracia. (Para o caso, as modernas Monarquias europeias não se distinguem das actuais “Repúblicas”, excepto no aspecto folclórico).

    Ora uma República dominada por uma Sociedade Secreta não pode deixar de ser um contra-senso essencialmente antidemocrático.

    Falta-nos um novo Filipe o Belo! Se não o assassinarem como ao outro...

    Ou então que os povos de consciencializem e se levantem. O que não passa de uma questão de “commonsense” ...

    ResponderEliminar
  2. Nem mais. Nem estão aí.
    Padeirinha

    ResponderEliminar
  3. O actual regime político em Portugal, embora seja formalmente democrático, substancialmente deve ser qualificado como uma oligarquia mediaticamente assistida. Portugal é hoje governado conjuntamente pela maçonaria e por grupos económicas, ambos representados pelos três partidos CDS, PSD e PS, pelos jornais, pelas televisões, pelas rádios e pelos jornalistas.

    ResponderEliminar
  4. Na mouche. É certo que o assunto tem várias mouches ( e como não haveria de as ter?), mas em tão poucas palavras só se pode acertar numa - e nessa foi em cheio. E sobre esse assunto, apesar das várias mouches, quanto tiroteio que não acerta em nenhuma!

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.