sábado, 4 de setembro de 2010

Casa Pia: e não se condena o Estado?

Já vim várias vezes a este assunto, no passado. Nunca admiti que os principais culpados fossem absolvidos. Algo me dizia que eram culpados. E eram. Foram condenados.

Mas não foi condenado o Estado Português que durante anos a fio tolerou o que se passava na Casa Pia e continuou a atirar para lá as crianças que retirou aos pais a pretexto de estarem em perigo em famílias desfuncionais, tranferindo-as de situações de perigo para uma situação de certeza do horror, da agressão, do sofrimento, da lesão permanente e até da morte (não esquecer que uma das vítimas se atirou para baixo dum comboio).

O Estado sabia o que ali se passava? Se não sabia, tinha a obrigação de saber. Como entidade tutelar da Casa Pia constitui dever funcional do Estado geri-la e saber o que lá se passa.

O Estado devia pois ser condenado a duas coisas: além da indemnização das vítimas, todas, a reformar a Casa Pia dos pés à cabeça e transformá-la numa instituição modelar, a melhor que houver. Só assim se poderá redimir, embora não completamente.

Custa caro? qualquer auto-estrada redundante chega e sobra.

1 comentário:

  1. Custa-me a crer que o Estado não soubesse, aliás, estou crente que não somente sabia cono fez para encobrir.

    Condordo consigo, o Estado devia estar no banco dos réus.

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.