segunda-feira, 13 de maio de 2013

a teoria da conspiração

É a teoria da conspiração. Eu sei que é, mas também sei que é verdade. Ou eu penso que é verdade, o que a torna verdade, pelo menos, para mim. A responsabilidade é totalmente minha. Mas o que é afinal?

Durante a Guerra Fria e até ao colapso da URSS, os USA estiveram interessados na construção e reforço da UE, como barreira de prosperidade e democracia à política ideológica do expansionismo soviético. A prosperidade da UE era, além disso, imensamente desestabilizadora dos povos do países da Europa Central sob domínio soviético. O US State Department via a UE com bons olhos.

Desaparecido o perigo militar e ideológico da URSS, a UE deixou de ser boa para os USA. O US State Department passou a hostiliza-la discreta mas eficientemente. O American Soft Power, protagonizado pelas US Embassies and Consulates e principalmente pelo cidadãos locais denominados «atlantistas» passaram a veicular toda a propaganda anti-europeista tendente ao recúo ou mesmo ao colapso do Euro e da UE. Nesta linha, multiplicam-se os ataques ao Euro e as previsões do seu desaparecimento e fomentam-se os nacionalismos locais.

Que os norte-americanos considerem bom para si a quebra da UE, pode ser uma estupidez, mas é com eles; que os europeus os sigam nesta linha, é uma estupidez, e é com nós todos.

Mas ninguém se iluda. Anda aqui a mão do US State Department, da sua agência CIA, do American Soft Power e dos nossos «atlantistas». 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.