quinta-feira, 5 de setembro de 2013

economicamente inviável

Toda esta saga das sucessivas declarações de inconstitucionalidade, pelo Tribunal Constitucional, das providências políticas adotadas pelo Governo de acordo com o programa de recuperação financeira imposto pelos credores internacionais, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia é francamente preocupante.
Há, pelo menos, duas interpretações da Constituição, uma do Governo e outra do Tribunal Constitucional. A primeira é consentânea com o programa de recuperação financeira, a segunda não é.
Se admitirmos que a primeira, a do Governo, é a que está correta, o Tribunal Constitucional estará a funcionar como um força de bloqueio e de oposição; se for a segunda que está certa, será então inviável a recuperação económica e financeira de Portugal.
Em qualquer dos casos, é inevitável concluir que o regime está no fim porque, tal como decorre da interpretação e da jurisprudência do Tribunal Constitucional, é incompatível com os anseios de prosperidade e de bem estar económico e social da grande maioria dos portugueses.

3 comentários:

  1. Na minha ignorância, como é que é possível um país reger-se por uma Constituição elaborada em circunstâncias políticas tão diferentes. O país mudou, as circunstâncias mudaram, do PREC e do 25 de Novembro - ninguém se lembra, a não ser quem esteve "bem por dentro". Claro que há muita coisa que tem de ser mudada na Constituição, e antes que o país vá ao fundo. Não temos moeda... Que querem?
    Que assistamos a este espectáculo diário e degradante e deplorável do ora mandas tu, agora mando eu...? Pedem-nos confiança nas instituições... quais? Não se pode ouvir um noticiário nem ler um jornal sem ter um ataque de pânico. A DESONESTIDADE INTELECTUAL está perfeitamente instalada e escancarada. E o Facebook é neste momento, e cada vez mais, um espaço mal frequentado. Por isso vim aqui. Sorry!
    Meg

    ResponderEliminar
  2. Uma Constituição feita no tempo em que não havia computadores portáteis nem telemóveis. Não é com certeza do século XXI.
    De acordo que cada vez se está pior no FB. O melhor é andar mesmo por aqui. Venha sempre que eu gosto muito de a ler.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Pedro.

    Meg

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.