sexta-feira, 15 de agosto de 2014

a Escócia independente e a União Europeia

Próximo setembro vai ocorrer o referendo sobre a independência da Escócia. Os dois lados - Better Together (pela união) e Yes Scotland (pela independência) - estão muito próximos e qualquer deles pode ganhar. Segundo os analistas um apoia-se na racionalidade e outro na emoção.
Um dos argumentos usados pelo Better Together é o de que uma Escócia independente teria de requerer ex novo a adesão à UE. Este argumento, que foi suportado pelo incrível Barroso, é falso porque implicaria que os Escoceses fossem expulsos da UE por terem exercido a democracia. É claro que, independentes ou não, os Escoceses continuarão a deter a cidadania europeia.
O que existe de preocupante neste referendo é que o resultado vai ser muito próximo, a maioria muito curta e o poder de convicção ténue.
O debate da independência da Escócia vai continuar depois do referendo, seja qual for o resultado.
Commonsense apoia a independência da Escócia. Por razões históricas ligadas ao massacre dos católicos, por razões ideológicas porque os escoceses têm o direito de não serem governados pela City of Westminster e pelos Financial Services mais crooked do mundo, porque a Escócio independente virá reforçar a União Europeia e enfraquecer o movimento anti-europeu, e finalmente porque os escoceses têm direito à autodeterminação.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.