domingo, 15 de março de 2015

o pequeno mundo dos jornalistas

Os jornais diários sempre me causaram alguma angústia. Como noticiar todos os dias numa terra onde pouco ou nada acontece. Fechar o jornal, todas as noites, deve ser um sofrimento.
Hoje de manhã fui à internet ler jornais portugueses.
Já só leio um jornal em papel, o Economist, que assino e recebo todas as segundas feiras. Não concordo com tudo - e porque é que havia de concordar - mas tenho leitura para a semana inteira, sobre tudo o mundo, mais economia, mais ciência, mais literatura...
Leio ainda o Finantial Times, na net. É um jornal cujos leitores querem que diga a verdade, porque precisam da verdade para não fazerem maus investimentos. É puro e duro.
Depois vou ler o produto do pequeno mundo dos jornalistas portugueses. Quase só publicam opinião. Mesmo quando publicam sobre factos, não relatam, opinam. Dão aquela opinião estafada a la bloco de esquerda que constitui a atmosfera que respiram. Quando bebem o seu whisky à noite ou o seu café de manhã, eles estão seguros, têm a certeza de ser aquela a sua missão na vida: pregar aquele sermão aos peixes. Os peixes são os seus leitores, silenciosos e fiéis. Ao lerem o sermão, confirmam aquilo que já pensavam.
Há um consenso perfeito entre as opiniões do pequeno mundo dos jornalistas e as opiniões do pequeno mundo dos seus leitores.

2 comentários:

  1. No pequeno mundo dos jornalistas, os verdadeiros contam-se pelos dedos...
    E não há notícias, "notícias" mesmo, mas sim um desfiar de tudo quanto é desgraça. E se não há nenhuma, desenterram memórias das antigas.
    Não há pachorra!!!

    Ps. puzzles com música, são o melhor remédio... para mim. :)

    ResponderEliminar
  2. Hoje intitulam-se jornalistas, não só os jornalistas propriamente ditos, como os reporters, os redactores e outros indiferenciados assalariados do jornal.

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.